“Le Cordon Bleu” by Amigos e Panelas – Episódio 4 – Baba Ganoush e Flatbread

img_6603.jpgHummm! Quem nunca se deliciou comendo baba ganoush com aquele pãozinho crocante, não sabe o que está perdendo. Esta receita, de origem árabe, nada mais é do que um patê de berinjela que geralmente tem um gostinho de defumado, quando a casca da beringela é tirada depois de tostada numa chapa quente ou diretamente na chama do fogão. Eu, particularmente, nunca gostei desse sabor de berinjela queimada. Por isso, adorei a receita que aprendi no curso que fiz na Le Cordon Bleu, onde a berinjela é assada no forno num refratário com sal grosso, que ajuda a secar o fruto ( não é legume como se pensa ). Tenho certeza que vocês vão gostar dessa receita fácil, econômica e apetitosa. E para acompanhar nada melhor do que  fazer o flatbread, que é um pão chato como uma panqueca crocante, feito com água ou leite e, em geral, sem fermento, mais conhecido como  pão pita.

Então, mãos à obra!

Baba Ganoush

2 berinjelas

40 gr de tahine

40 ml de azeite

50 gr de iogurte

3 dentes de alho

pimenta caiena

suco de 1 limão

Pré-aqueça o forno a 180º. Faça uns furos nas berinjelas, embrulhe-as em papel alumínio e coloque numa forma refratária com sal grosso. Asse em 180º até ficarem macias. Remova as cascas das berinjelas, amasse a polpa com um garfo e escorra o excesso de líquido em um pano fino. Deixe esfriar na geladeira e depois misture os demais ingredientes, sempre amassando para que fique como um purê.  Tempere com pimenta e sal a gosto.

Flatbread

IMG_6127300 gr de farinha de trigo

5 gr de sal

185 ml de leite

50 gr de manteiga derretida

Peneire a farinha e o sal em um vasilha. Acrescente o leite e a manteiga derretida e misture até fazer uma massa que não grude nas mãos. Sove a massa por uns 4 minutos até que fique firme e elástica. Deixe descansar por 30 minutos. Divida a massa em bolas de cerca de 45 gr. e abra com o rolo até que fique com uns 3 mm de espessura. Aqueça uma frigideira antiaderente e coloque a massa sem qualquer gordura. Assim que estiver dourada vire do outro lado. Conforme a massa vai aquecendo vão se formar algumas bolhas que dão maior crocância ao pão.

Esse post foi publicado em todas as receitas. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário